domingo, 17 de março de 2013

RM DO VALE E O COMBATE A VIOLENCIA.

RMVale prepara plano para combater violência

Arte segurança RM Vale
Novo mecanismo é esperança de baixar criminalidade na região mais violenta do interior do Estado
Michelle Mendes
São José dos Campos

Uma semana após o anúncio da criação do Gabinete de Gestão Estratégica de Segurança Pública na RMVale, região mais violenta do interior paulista, com 450 pessoas assassinadas em 2012, lideranças das polícias Civil e Militar e de prefeituras preparam ações e dados para apresentar ao projeto.
Durante entrevista concedida a O VALE, o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, afirmou que o gabinete estratégico deverá sair do papel ainda neste semestre. A data da assinatura da resolução será decidida nesta semana, em reunião entre Mesquita e o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella.

Gabinete. O gabinete vai reunir representantes das polícias Civil, Militar e Científica, além de prefeitos, membros de secretarias estaduais e da sociedade civil para discutir ações de combate e prevenção ao crime.
Não terá um local físico onde os encontros acontecerão. Na prática, será uma ‘roda de bate-papo’, por bimestre, em cada cidade, onde as lideranças vão apresentar aspectos que julgarem principais no combate a violência.
Diretor do Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), João Barbosa Filho, disse que deverá apresentar no primeiro encontro números e pedir ao secretário que 20% das vagas disponibilizadas nos concursos sejam para a região.
“Conseguimos prender 11 mil pessoas em operações no ano passado. Temos números e ideias que precisam ser discutidos. Unir esforços é a melhor maneira de derrubar os índices de violência.”
Em entrevista anterior, Cássio Roberto Armani, comandante do CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior) em São José, disse que pretende estreitar os laços com prefeitos e policiais.
“Realizamos reuniões com a Polícia Civil e queremos nos aproximar das prefeituras. Sozinhos não conseguimos combater o crime. Segurança pública não é só problema da polícia.”

Prefeituras. Os prefeitos de Taubaté, Ortiz Júnior (PSDB), e de São José dos Campos, Carlinhos de Almeida (PT), estão otimistas.
“A região merece essa atenção. Esperamos que a instalação do gabinete ajude a região no combate ao crime”, disse Carlinhos.
“Esta gestão acredita que a iniciativa está vindo de encontro com as necessidades, o que só tem a acrescentar”, disse o prefeito de Taubaté.
A prefeita de Cruzeiro e presidente do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Mantiqueira), Ana Karin (PR), aposta no sucesso do gabinete.
“É louvável que a RMVale tenha um gabinete para trabalhar os setores de inteligência e discutir prevenção e ações contra o crime.”

Pioneira. Com 364 mortes em 2012 e 33 em janeiro deste ano, Campinas foi a região pioneira a receber o gabinete.
A resolução foi assinada no dia 27 de fevereiro e a primeira reunião ainda não aconteceu.
“Estamos traçando um mapeamento da criminalidade da região e vamos discutir o número de roubo e furto de veículos, além de pedir para que os prefeitos reservem verbas para a implantação de câmeras de monitoramento. Essa troca de informação, ideias e projetos dará grandes frutos, eu estou confiante”, disse o delegado Licurgo Nunes Costa, diretor do Deinter- 2 da região e Campinas, que abrange 19 cidades.

RM Vale reunião Reunião da RMVale ncriou o gabinete de segurança - Rogério Marques/7mar13
RM Vale reunião Reunião da RMVale que criou o gabinete de segurança
Foto: Rogério Marques/07MAR13

Iluminação e mato alto estão em pauta
De acordo com policiais civis e militares ouvidos pela reportagem, os órgãos deverão cobrar maior colaboração dos 39 prefeitos da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, em relação a lugares ermos, com mato alto, sem iluminação e de difícil acesso. “São fatores propícios e facilitadores do crime. Recebemos diversas reclamações de moradores”, disse um policial.
‘Discutir não basta’, afirma especialista
Para o especialista em segurança pública, José Vicente da Silva, somente a criação do gabinete estratégico e discussões dos índices não vão ajudar a reduzir a violência, é preciso investir nas polícias e traçar planos a médio/longo prazo. “A troca de informações é importante e pode ajudar a reduzir , ma não basta fica no âmbito das discussões, é preciso reestruturação das polícias”.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário