quinta-feira, 9 de maio de 2013

Pinheiral e Barra do Piraí voltam a captar água do Paraíba do Sul





Pinheiral e Barra do Piraí voltam a captar água do Paraíba do Sul
Publicado em 09/05/2013, às 07h18 
Última atualização em 09/05/2013, às 13h44
Sul Fluminense
Barra do Piraí voltou a captar água do Rio Paraíba do Sul. O abastecimento deve ser normalizado ao longo do dia, porém as aulas na rede municipal de ensino só serão retomadas amanhã (10).
A Cedae de Pinheiral também religou seu sistema. A informação foi divulgada através do perfil da prefeitura da cidade em uma rede social. Segundo a nota, o serviço de captação, tratamento e distribuição foi restabelecido na noite de ontem (8) após liberação do Controle de Qualidade da Cedae em Piraí. A normalização deverá acontecer gradualmente até o fim da tarde de hoje (9).

Quatis só volta a captar água nesta sexta-feira
Dos seis municípios afetados com a mancha de óleo apenas Quatis ainda não regularizou o abastecimento de água. O secretário de Obras de Quatis, César Salazar, informou nesta quinta-feira, que a captação de água do Paraíba do Sul, continuará suspensa porque foi constada a presença ainda de manchas de óleo diesel, em toda largura do rio, que estava visível a olho nu. Segundo ele, a previsão é de que a estação volta a operar na manhã de sexta-feira.
Salazar explicou que, os moradores não ficaram totalmente sem água, porque a secretaria de Obras, responsável pelo abastecimento na cidade, faz captações alternativas nas ETAs de Lavapés e Ribeirão dos Limas. As duas estações de tratamento do município desviam água do Ribeirão dos Quatis, que corta a cidade.
- Apenas a estação que faz a captação do Rio Paraíba do Sul está paralisada desde às 18 horas de segunda-feira, quando foi constatada a mancha de óleo no município - disse César, acrescentando que vai continua monitorando o rio.
As aulas da rede municipal de Quatis continuam suspensas e estão programadas para retornarem nesta sexta-feira. O secretário explicou que foi o único serviço público que ficou prejudicado na cidade, que tem 2 mil e 500 alunos.

Defesa Civil de Resende não encontra animal contaminado
Durante toda a tarde de ontem (8) técnicos da Defesa Civil de Resende realizaram varreadura nas margens do Rio Paraíba do Sul, no trecho que corta da cidade. O objetivo era localizar animais que tivesse sido contaminados com o óleo diesel proveniente do rio. Mas, nenhum animal foi localizado. Quem avistar algum animal contaminado pode ligar para a Amar (Agência de Meio Ambiente de Resende) nos telefones (24) 3360-2282/3354-7792.
A varredura no Rio Sesmaria está sendo feito pela Transpetro. Os animais localizados pela empresa serão encaminhados à São Paulo para serem tratados em uma clínica veterinária especializada.
De acordo com a assessoria da prefeitura de Resende, a previsão é de que o trabalho de limpeza do Rio Sesmaria termine no fim de semana. A espectativa é da Amar, devido a diminuição do número de trabalhadores contratados pela Transpetro.
Vazamento acima do esperado
Ontem (8), a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) informou que o total de óleo diesel que vazou do dique da Transpetro na cidade paulista de São José do Barreiro, no último domingo, chega a 49 mil litros - mais de seis vezes acima do anunciado pela subsidiária da Petrobras inicialmente, que atingiu os rios Formoso, Sesmarias e Paraíba do Sul.
A assessoria de imprensa da Transpetro confirmou na noite de terça-feira, através de nota, que o vazamento realmente chegou aos 49 mil litros, sendo que 40,1 mil já foram recolhidos até o final da tarde desta quarta-feira, tanto o infiltrado em terra quanto o que chegou aos rios. A empresa também declarou que instalou diversos pontos de observação e barreiras de contenção nas áreas de captação de água dos municípios margeados pelo Paraíba do Sul durante o dia.

 
ImprimirE-mailShare
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário