sexta-feira, 17 de maio de 2013

MP DE JACAREI INVESTIGA OBRA NO RIO PARAIBA DO SUL

MP de Jacareí investiga obra no rio Paraíba

Rio Paraíba em Jacareí. Foto: Cláudio Vieira - 150513

Obras podem ter causado danos ao rio Paraíba, em Jacareí - Foto: Cláudio Vieira
Leito do rio recebeu 2.866 metros cúbicos de pedra para dificultar a vazão da água, mas obra teria sido feita sem autorização ambiental
Paula Maria PradoJacareí
O Ministério Público de Jacareí está investigando as obras feitas pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) sob as pontes São João e Nossa Senhora da Conceição, na região central.
Foram colocados sobre o leito do rio Paraíba do Sul 2.866 metros cúbicos de pedra e 72 metros cúbicos de base de bica (areia misturada com pedra triturada).
Segundo a prefeitura, o objetivo da obra é melhorar a captação de água do rio Paraíba do Sul, que abastece a cidade. As pedras serviriam para dificultar a vazão da água, garantindo a manutenção do nível do rio.
O Ministério Público questiona as autorizações ambientais para a criação da barreira.
"A principio, a prefeitura não nos apresentou documentos que comprovem a autorização dos órgãos ambientais para que a obra fosse realizada. Ainda que esta tenha sido feita em caráter emergencial, é preciso verificar de que forma a intervenção está afetando o rio", afirmou a promotora Elaine Taborda de Ávila.
Custos.
Segundo o Saae, as obras, que incluem o rebaixamento do canal onde a água é captada, o aluguel de equipamentos --já devolvidos-- e a colocação das pedras custaram R$ 642 mil.
A prefeitura informou que a contratação das empresas responsáveis pelas obras foi feita de forma emergencial.
Na ocasião, o prefeito Hamilton Mota (PT) havia decretado estado de emergência após uma crise no abastecimento de água da cidade, que atingiu 42 mil moradores de 20 bairros, em janeiro.
Entre as empresas responsáveis pelo trabalho --contratadas sem licitação-- está a Copav Construtora e Pavimentadora Ltda., que inicialmente estava responsável pela recuperação da ponte da Guadalupe, na zona sul de São José, e finaliza agora a via alternativa construída no local. A empresa já foi doadora de campanhas eleitorais do PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário