domingo, 28 de abril de 2013

GOVERNADOR CRIA ESCRITÓRIO PARA AGILIZAR AÇÕES NA RMVale

Alckmin cria escritório para alavancar ações da RMVale

 O prefeito de São José, Carlinhos Almeida (PT), discursa durante reunião de prefeitos da RMVale ocorrida no início de março rogério marques
O escritório regional dará sequência aos temas que o Conselho de Desenvolvimento irá deliberar para a região
Rodrigo MachadoSão José dos Campos
Para agilizar o funcionamento da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), o governador Geraldo Alckmin (PSDB) criou um escritório ligado à Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano), órgão responsável pela formulação de políticas públicas das regiões metropolitanas do Estado de São Paulo.
A medida visa facilitar o processo de desenvolvimento da região enquanto o projeto de criação da Agência de Desenvolvimento é encaminhado e aprovado pela Assembleia Legislativa.
"O projeto está bem adiantado e a nossa expectativa é encaminhá-lo para os deputados em poucos dias", disse Alckmin a O VALE durante sua visita a São José dos Campos na última segunda-feira, dia 22.
O Escritório Regional de Planejamento Estratégico dará sequência aos temas que o Conselho de Desenvolvimento da RMVale deliberar nas reuniões, segundo o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita.
"Quem coordenará a pasta será o ex-prefeito da cidade de Queluz, José Celso. O escritório já está instalado em São José dos Campos e coordenando os investimentos na RMVale", disse.
Segundo o secretário, o decreto assinado pelo governador do Estado dá as mesmas competências conferidas para a Agência quando sua criação for aprovada pelos parlamentares.
"Até lá, esta secretaria executiva terá o suporte técnico da empresa. Foi uma decisão importante para evitar qualquer entrave no desenvolvimento da região metropolitana", disse.
Investimento.
Por meio do decreto assinado pelo governador Alckmin foi possível o primeiro investimento do Estado na região da ordem de R$ 5 milhões.
"Com isto já foram possíveis a criação das unidades de informações territoriais para a clareza das metas de atendimento de acordo com a demanda, a realização das pesquisas sobre os principais problemas com a sociedade e também um estudo sobre os problemas das cidades históricas", afirmou o secretário.
Vale Histórico.
São três programas destinados para o desenvolvimento econômico e turístico das cidades que compõem o Vale Histórico.
Segundo Mesquita, as prioridades estão divididas em três pontos. O primeiro, explica ele, é o programa de turismo detalhado para alavancar o setor na região.
"A agência da RMVale tem o dever de desenvolver estudos do setor para o incentivo do turismo local. Além disso, há ainda projetos ligados à produção de artesanatos e programas de desenvolvimento no setor de agronegócio."
"Esses investimentos já demonstraram o grau de comprometimento da Emplasa como um instrumento realizador das metas da Região Metropolitana do Vale, que completou um ano", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário