Guias deixam de ser obrigatórios em parques nacionais
A contratação de condutores passa a ser facultativa nos parques nacionais.
A presença de guias, ou condutores de visitantes, era obrigatória na maioria dos parques, para acessar áreas naturais, em especial as Unidades de Conservação (UCs).
A Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME), junto com Federação de Montanhismo do Rio de Janeiro (Femerj) e outras instituições, buscava a suspensão dessa medida há mais de dez anos, através de discussões e encontros.
A partir deste mês de agosto, por decreto do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), anunciado durante a I Semana Brasileira de Montanhismo, em abril, a contratação de guias passa a ser facultativa aos visitantes.
Dessa forma, fica aberta à decisão e responsabilidade de qualquer montanhista escolher o nível de risco adequado à sua capacidade e contratar ou não o guia, modelo que funciona bem na maioria dos países, segundo a CBME.
No documento divulgado através do site, a confederação também afirma "que não é contra o serviço de condução de visitantes,
e incentiva os parques a manterem o cadastro desses profissionais e recomendarem sua contratação às pessoas menos experientes".
O Órgão também destaca que a decisão vai ser positiva para estimular uma concorrência saudável, e consequentemente a melhora na qualidade dos serviços de condutores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário