sábado, 1 de setembro de 2012

SIMULADOR DE MICRO BACIAS.

Simulador de microbacias poderá ser usado em projetos da ANA 16/08/2012 - http://www.microbacias.rj.gov.br/noticia_visualiza.jsp?p_idNoticia=508
O simulador de microbacias hidrográficas, ferramenta virtual desenvolvida pelo Programa Rio Rural, em parceria com a PUC-Rio, para apoiar a adoção de boas práticas na agricultura, poderá ser utilizado em projetos da Agência Nacional de Águas (ANA), do governo federal. No dia 15/8, representantes do Rio Rural apresentaram o programa à equipe da Superintendência de Implementação de Programas e Projetos da agência, em Brasília.
 O secretário executivo do Rio Rural, Nelson Teixeira, se reuniu com o superintendente de Programas e Projetos da ANA, Ricardo de Andrade, o superintendente adjunto, Humberto Gonçalves, o gerente de Uso Sustentável da Água e do Solo, Devanir Garcia dos Santos, e o coordenador de Articulação e Comunicação, Antônio Félix Domingues. A equipe da ANA se interessou em aplicar o simulador no apoio ao Programa Produtor de Água na Bacia dos Rios Macaé e das Ostras, e na Bacia do Pipiripau. Ambos os projetos envolvem a mobilização e capacitação de atores locais, buscando assegurar condições para o Pagamento por Serviços Ambientais em Água (PSA) aos produtores rurais, e assim favorecer a proteção dos recursos hídricos. Segundo a coordenadora técnica do Rio Rural, Helga Hissa, o simulador de microbacias, criado em parceria com o Laboratório Visionlab, da PUC-Rio, é uma ferramenta que ajuda na tomada de decisões sobre a melhor forma de planejar as atividades produtivas e de conservação nas propriedades rurais. "Uma vez que projeta rapidamente diferentes cenários, a ferramenta contribui para sensibilizar as famílias quanto às mudanças que podem ocorrer a partir da adoção de técnicas de baixo impacto ambiental", informou. O Rio Rural mostrou também o sistema de monitoramento de projetos sustentáveis em tempo real, via web. A partir de imagens captadas por câmeras instaladas nas propriedades rurais, é possível acompanhar, na tela do computador, o desenvolvimento de técnicas que ajudam a preservar os recursos hídricos, os solos e a biodiversidade, além de capturar carbono e promover a inclusão socioeconômica das famílias rurais. Participaram também da reunião o assessor Técnico do Rio Rural, Marcelo Costa, e o especialista em recursos hídricos, Rossini Matos, que atua nos projetos da agência na Bacia do Pipiripau (Distrito Federal e Goiás). FONTE: Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária – Rio Rural.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário