quinta-feira, 25 de setembro de 2014

PROGRAMA DO LIXO ELETRÔNICO EM SANTA RITA DO SAPUCAI

Programa oferece destino para lixo eletrônico em Santa Rita do Sapucaí

No sábado (20), coletores de lixo eletrônico estarão na Praça Santa Rita.
Arrecadação é estimada em cerca de 3 toneladas de material neste ano.

Daniela AyresDo G1 Sul de Minas
Coleta de lixo eletrônico será neste sábado (20), das 10h às 16h, na Praça Santa Rita (Foto: Daniela Ayres/ G1)Coleta de lixo eletrônico será neste sábado (20),
das 10h às 16h, na Praça Santa Rita
(Foto: Daniela Ayres/ G1)
Uma campanha de destinação correta para o lixo eletrônico acontece neste sábado (20) emSanta Rita do Sapucaí (MG). O Programa Inatel Casa Viva vai promover, entre 10h e 16h, na Praça Santa Rita, uma série de atividades voltadas para a conscientização ambiental. Além de recolher materiais como computadores, celulares e pilhas, uma casinha feita apenas com caixas longa vida poderá ser visitada pelas crianças e haverá doação de bolsas ecológicas.
"Já que os resíduos sólidos só aumentam em nosso país, precisamos achar um destino pra isso", diz a coordenadora do Projeto Lixo Eletrônico do Casa Viva, Débora Ribeiro. A campanha de coleta está em sua 8ª edição e, neste ano, é esperada a arrecadação de cerca de 3 toneladas desse tipo de resíduo sólido.
"Os que podem ser recuperados, encaminhamos para o uso de estudantes, funcionários e instituições. Se conseguimos aproveitar algumas peças, elas vão para as escolas realizarem projetos com os alunos. O que não é aproveitado é vendido para uma recicladora certificada em São Paulo e o recurso revertido para trabalhos desenvolvidos no Casa Viva", conta a coordenadora.
O Programa Casa Viva existe há 11 anos e atende estudantes de baixa renda dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas de Santa Rita do Sapucaí. Em torno de 120 alunos frequentam o local, mantido pelo Inatel, com acesso a aulas de informática, meio ambiente e esportes. Anualmente, eles participam, junto com a equipe do programa, da campanha de conscientização sobre lixo eletrônico.
Uma das atrações do projeto de reciclagem, casa feita com 700 caixas de leite tem cozinha montada, luz e campainha (Foto: Projeto Casa Viva Inatel)Uma das atrações do projeto de reciclagem, casa feita com 700 caixas de leite tem cozinha montada, luz e campainha (Foto: Programa Inatel Casa Viva)
Reciclagem
Depois de participarem de uma passeata pelas ruas do centro da cidade, os alunos acompanharão o trabalho de arrecadação na Praça Santa Rita. Dentro da proposta, quem doa material recebe em troca a bolsa ecológica feita de algodão cru. Uma maneira de ampliar o trabalho de conscientização sobre a necessidade de se reciclar e reduzir o consumo. "A idéia é ajudar na economia das sacolinhas plásticas", diz Débora Ribeiro.
Apenas com parafusos arrecadados, projeto Casa Viva Inatel montou um cachorro de cerca de 3 Kg (Foto: Projeto Casa Viva Inatel)Na campanha de sábado, um cachorro feito de
parafusos ficará em exposição
(Foto:Inatel Casa Viva)
Com o mesmo propósito será exposta uma casa montada com caixas longa vida. A casa tem cerca de 1,20 metro de altura e possui luz, campainha, fogão, torneira e pia à disposição das crianças. "Ela foi feita com base em um projeto desenvolvido por um professor de arquitetura. Arrecadamos as caixas de leite e com 700 montamos a estrutura para estimular a participação das crianças e despertar a população para a reutilização de materiais", diz.
Um cachorro feito apenas com parafusos é outra atração do evento. A réplica pesa cerca de 3 Kg e também resulta das campanhas de arrecadação de materiais recicláveis feitas pelo Casa Viva. Diariamente, o programa, localizado nas instalações do Inatel, recebe a doação de lixo eletrônico. Todo doador é cadastrado e recebe um informativo sobre o destino dado aos materiais coletados.
Serviço
Campanha de Lixo Eletrônico Inatel Casa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário