quinta-feira, 25 de setembro de 2014

ATA DA 45ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMDEMA-CRUZEIRO

                     CONSELHO  MUNICIPAL  DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE                                           Lei Municipal Nº3985\10
ATA da 45ª Reunião Ordinária COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) Cruzeiro- SP 
Data: 01/07/2014 (terça feira), Casa dos Conselhos de Cruzeiro-SP. Início 09:30 h. Encerramento:12:30 h.Sr. Elias Adriano dos Santos,Presidente do COMDEMA de Cruzeiro  abriu os trabalhos do dia, agradecendo a presença de todos e leu a Pauta para a presente reunião : 1 - Aprovação da Ata da  Reunião Ordinária anterior; 2- GT/DN-COMDEMA, Plano Arbóreo Urbano/resultado da 1ª Reunião; 3-  Aterro Sanitário Cruzeiro-Ações – COMDEMA; 4- FUMDEMA;  5 – Informes Gerais, por Wander Bastos. Após a aprovação da Ata anterior, ; 3-Proposta para formação do GT (Grupo de Trabalho) para estudo de minuta de uma DN (Deliberação Normativa)-Plano Arbóreo Urbano; 4-FUMDEMA; 5-Informes Gerais. Entidades Presentes  :  da Secretaria de Planejamento e Obras, presente a Sra Valéria Pazzini; da Secretaria de Saúde, presente o Domingos Padula, pela ARCVale, presente o Sr. Vicente Ribeiro; da AISC (Associação das Indústrias e Serviços de Cruzeiro), o Sr. Eddie Van Tilburgh; da Ong AJADES Jaguamimbaba, o Sr.Elias Adriano dos Santos;  da CATI- Cruzeiro, a Paula dos Reis Inácio de Souza;  da SMMA,  Maria Aparecida Karouze; do Sindicato Rural Cruzeiro e Lavrinhas, o Sr.Francisco Pinto Nunes; da Casa dos Conselhos, o Sr. Hamilton Barbosa;  Secretário da SMMA,  Sr. Wander L. Carvalho Bastos. O Sr. Elias procedeu à aprovação da Ata anterior. A Sra. Paula Souza da CATI fez um relato da Reunião do Grupo de Trabalho (GT) realizada em 17/06 , na Casa da Agricultura quanto à elaboração de Minuta que trata de um novo Plano Arbóreo para Cruzeiro. Fazem parte do referido GT os seguintes conselheiro, Paula, Elias, Luiz e Wander, além do Cristiano da SMMA, convidado à participar. Foi apresentada na ocasião, uma antiga proposta de uma Lei Municipal para Cruzeiro que serviu de base para as discussões do GT. Ainda em relato à reunião do GT, foi montado um novo modelo de solicitação de poda, na ideia de um fluxograma. Diferentes Planos Arbóreos Municipais foram estudados, a fim de subsidiar a realização do Plano de Cruzeiro. O GT levantou a proposta da criação de um Manual de arborização, com lista de espécies adequadas e principais procedimentos de plantio, para distribuição aos munícipes e também para trabalhos de educação ambiental. O GT sugeriu também a criação de um “checklist” no momento da verificação em campo da solicitação de poda ou corte do espécime arbóreo. Conforme relato do Wander, trata-se de então, definir tais prioridades conforme aquilo que a CETESB orienta, a fim de que se fixe de uma vez por todas, as regras para o procedimento. Considera então o Eddie, que diante de tal estudo, quanto àquilo que toca especialmente a compensação ambiental, seria o caso de de  publicar uma Deliberação Normativa inclusive para o caso de doação de mudas, a fim de que por exemplo,  ao setor privado não transfira para o Setor Público a responsabilidade e as despesas com replantio e manutenção durante a fase inicial do crescimento das mudas. Mencionou ainda que sua empresa prepara-se para oferecer o Mapeamento das matas, nascentes e matas ciliares, um “Banco de Áreas”.  O Domingos Padula observou a essa altura, que a Arborização Urbana seria um bom trabalho a se realizar com as Escolas Municipais. A Engª Valéria salientou a importância desse trabalho lembrando o fato de que o espécime conhecido como “Chapéu de Praia” é erroneamente uma opção frequente do munícipe e o problema que a escolha de árvores inadequadas podem causar às calçadas. Falou-se então em “Inventário Arbóreo” e o Domingos Padula citou os espécimes Resedá, Ipê de Jardim e Murta, como verdadeiras pragas em arborização urbana, por se tratarem de espécies arbustivas que formam pouca área de sombra e atrapalham o fluxo de pedestres nas calçadas. Na próxima Reunião, serão então apresentadas aquelas contribuições e sugestões, que depois de comparadas com a realidade de nosso município, levarão à definição do Plano Arbóreo Cruzeirense. A cerca do Aterro Sanitário , o Elias referiu-se aos Ofícios encaminhados à CETESB, à Secretaria Municipal do Meio Ambiente , à Secretaria de Planejamento e Obras, à Secretaria de Administração e ao Gabinete da Sra. Prefeita Municipal. Tais Ofícios relatavam a atual situação do Aterro Sanitário de Cruzeiro, solicitando medidas urgentes. O Wander referindo-se ao histórico do Aterro, lembrou que no ano de 2009 foi feita uma limpeza completa e segundo informações depois dessa limpeza só poderia ser descartado no local, resíduos de materiais de construções e material de provenientes de poda de árvores, porem não é o que está acontecendo, em visita no local o Sr Elias e depois juntamente com o Luiz Carlos e o Wander constataram que muito lixo de origem domiciliar, comercial e outros estão sendo depositados lá e na margem da Rodovia, pelos próprios munícipes, tanto é que os funcionários do DER, comunicaram a SMMA, e provavelmente a CETESB e que na última semana, a SMMA recebeu a visita da Técnica da CETESB, Engª Sonia, e que nessa reunião com o Secretário da SMMA, solicitou providências urgentes em relação à atual situação do Aterro, inclusive dizendo e constatado em um relatório de Inspeção que o Aterro deveria estar desativado desde 2009, que logo após a limpeza mencionada anteriormente, foi estipulado um prazo para adequação de um novo local para depósito desses materiais. O Secretário informou que houve atraso dos pagamentos da empresa que faz a manutenção, por isso chegou a esse atual estado, porém a Engenheira disse que em hipótese nenhuma poderia chegar a esse estado atual, pois reforçando sua fala em que o aterro deveria estar desativado. O Secretário disse que o pagamento já tinha sido efetuado e que iniciaria a limpeza e tomaria as providências necessárias, diante disso, o Sr. Wander enviou então, o Ofício à CETESB em busca do diálogo e de orientações acerca do histórico do funcionamento dos últimos anos de vida útil do Aterro até agora. De maneira que, a partir de mais elementos, o Município dê início às providências recomendadas, uma vez que se sabe, disse o Secretário Wander, que o Aterro de maneira nenhuma poderá funcionar do jeito atual em que se encontra, foi sugerido pela CETESB que se coloque uma placa nas margens da Rodovia dizendo que é proibido jogar lixo no local, isso ajudaria na defesa do Município, já que para montar um esquema de vigilância no local, pela atual situação é inviável, pois todas as tentativas anteriores não tiveram efeito, tais como, parcerias com os caçambeiros, locação de um container para abrigar vigilantes entre outras. Discutimos ainda a possibilidade de terceirização do aterro, pois a Prefeitura tem uma despesa média de R$10.000,00 de manutenção( mas nunca é eficiente ) e cerca de R$4700,00 de aluguel da área, e sendo que a lei permite a terceirização, poderíamos então trabalhar essa possibilidade.  A seguir, o Sr. Eddie ressaltou a necessidade da criação do Setor de Fiscalização da Prefeitura Municipal e das vantagens de tal Fiscalização, que além de Fonte de Receita para o Município, poderá orientar, disciplinar e organizar ações e atividades de vários setores (Ambiental, Estrutural e outros). O Sr. Padula lembrou então, a necessidade de verificação quanto à  possibilidade legal da utilização de fiscais de Zoonose ou da Saúde por  exemplo, para atuar em diferentes  Setores. A Valéria, da Secretaria de Obras, informou a essa altura,  que a própria Secretaria de Obras está deficitária quanto a pessoal da fiscalização devido a aposentadorias de funcionários. Referiu-se ainda, à atual situação da Estrada Rufino de Almeida, transformando-se num lixão a céu aberto, onde há registros constantes de que a população joga todo tipo de resíduos nas ruas, não sendo só lá, mas também nas margens de rodovia, nas estradas rurais e em terrenos baldios, tornando-se então a criação de um órgão fiscalizador imprescindível. O Luiz Carlos citou que a Secretaria tem funcionários disponíveis para efetuar o serviço de fiscalização, inclusi já foi encaminhado um pedido para dar atribuições aos funcionários da secretaria, porem ainda não tivemos resposta, então foi proposto construir um documento em conjunto SMMA e COMDEMA direcionado à Administração e Controladoria sugerindo um novo formato do quadro de funcionários da SMMA, onde podemos enquadrar todos.Sr. Vicente aproveitou “uma deixa” a essa altura, num determinado ponto das contribuições, para falar c/ a representante da Secretaria de Obras , e essa respondeu que promete fazer um levantamento da situação da voçoroca no Itagaçaba – 300 a 400 moradores são atingidos pelo problema e hoje a dimensão é outra disseram. O Sr Wander narrou que estão fazendo contato com uma empresa de São Paulo, recebemos representantes dessa empresa para uma reunião ,no Gabinete da Prefeita, onde estiveram presentes além do Sr Wander, o Sr Luis Horta (SAAE), Sr Gabriel (Finanças e Obras) Sr Zé Rogério ( Desenv. Econ.), Sr Elias ( COMDEMA ) e o Sr Luiz Carlos e conversamos sobre o assunto e marcamos para amanhã dia 2 de Julho uma visita no escritório em São Paulo, para mais informações técnicas, irá nessa reunião o Sr Wander, Sr Elias e o Luiz Carlos. O Sr Elias, o Sr Wander e o Luiz Carlos, estiveram na Secretaria estadual de Cultura em São Paulo, para a reunião do Condephaat, onde foi votado o parecer  da Sra Matilde Costa sobre a proposta do Tombamento da Serra da Mantiqueira, e ficou decidido o encaminhamento para a Fundação Florestal propor uma implantação de uma nova Unidade de Conservação. A conselheira Valéria perguntou sobre o posicionamento do COMDEMA na questão, e foi respondido que necessita de mais conversa entre as partes.A seguir, o Elias passou a se referir ao assunto FUMDEMA, Decreto de janeiro de 2014 e à modificação expressa no art.4º. , quando observou que se trata não de ratificação pelo COMDEMA e sim , que o correto seria o COMDEMA aprovar ou não.O Wander  então acrescentou que se trata de o COMDEMA e a SMMA discutirem juntos, como manda a legislação. O Elias então considerou que o Decreto do Fundema está inconstitucional do modo como está. O Conselheiro Eddie propõe que as próximas Reuniões deste COMDEMA possam se iniciar sempre às 08:30h e terminar possivelmente às 10:00h.Nada mais havendo a tratar, o Presidente deu por encerrada a presente Reunião e eu, Maria Aparecida Karouze, Secretária, encerro a presente Ata, que lida e achada conforme, será assinada pelos presentes.


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