terça-feira, 15 de janeiro de 2013

UMA CULTURA SO NA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAIBA.

Uma cultura só

Conurbação entre Aparecida e Guaratinguetá. Foto: Thiago Leon Conurbação entre Aparecida e Guaratinguetá. Foto: Thiago Leon
Seminário de Gestão Cultural pretende unificar gestores e artistas para pensar a área
Renata Del Vecchio
Especial para O Vale

Um ano já se passou desde a implantação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, a RMVale. Ainda com uma estrutura inacabada, a questão cultural começa a ser pensada regionalmente, em cada uma das cinco microrregiões.
A ideia, que será colocada como desafio aos dirigentes culturais das cidades da RMVale, é pesquisar e identificar as particularidades culturais de cada sub-região. A partir disso, os agentes culturais podem pensar como implantar, de forma articulada, as políticas culturais mais próximas aos anseios da comunidade
Dentro deste cenário, surge uma iniciativa que pretende aprofundar esta discussão. Trata-se do “1º Seminário de Gestão Cultural no Vale do Paraíba - Olhares da Gestão”, pontapé da Oficina Cultural Altino Bondesan, do Governo do Estado e Secretaria da Cultura para criar uma agenda cultural dentro da RMVale.
“Muitas questões podem ser discutidas em conjunto, principalmente, como devem ocorrer as ações de identificação das manifestações, dos artistas, produtores, ou seja, as prioridades de cada municípios”, disse o coordenador regional da Oficina Cultural Altino Bondesan, Washington Freitas.

Proposta. O seminário, programado para ocorrer nos dias 21 e 22 de fevereiro, no auditório da Univap, em São José, surge com o objetivo de colocar em contato gestores, artistas e especialistas para discutir a cultura.
Qualquer interessado pode se inscrever no evento que aborda em sua programação temas como “Gerenciamento Cultural e Consumo” e “Arte Contemporânea Brasileira”.
Além do seminário, Washington Freitas argumenta que, com a RMVale, outras iniciativas serão realizadas para fomentar a cultura local.
Ele explica, por exemplo, que a Oficina Cultural Altino Bondesan oferecerá consultoria informais, a grosso modo, para que artistas saibam como captar recursos. “Iremos fazer isso em todas as sub-regiões.”
Ele acrescenta: “Existem ações específicas que avançariam essa articulação, como um corredor cultural onde as manifestações pudessem percorrer todo o Vale”.

Programação

1º Seminário de Gestão Cultural do Vale do Paraíba

Dia 21 de fevereiro
10h - Abertura e apresentação musical de Beto Jaguary com o show ‘Kaipira Antenado’
 Palestra: ‘Teorias da Cultura’, com Dennis de Oliveira

14h -</MC> Palestra: ‘Arte Popular Brasileira’, com Ricardo Gomes Lima
16h -</MC> Palestra: ‘Arte Contemporânea Brasileira’, com Cláudia Fazzolari


Dia 22 de fevereiro
10h30 – Palestra: ‘A Cultura Brasileira nas Páginas da Imprensa’, com Joana Rodrigues
14h - ‘Gerenciamento e Consumo Cultural’, com Maria Alice Gouveia
16h - Mesa redonda: ‘Alguns Mecanismos de Financiamento à Cultura’

Programação permanente: ‘Clínica de Projetos Culturais’

Inscrições: www.olharesdagestao.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário