Com muita satisfação informo que a Crescente Fértil recebeu convite da Secretaria da Aliança das Montanhas http://www.alianzamontanas.org/ para propormos atividade a ser realizada durante a Rio+20, no Pavilhão de Montanhas. O Pavilhão é liderado pelo governo do Peru, tendo por objetivo mostrar como as montanhas contribuem de forma exitosa para o desenvolvimento sustentável.
O evento a ser proposto deverá estar inserido dentro de uma das seguintes áreas temáticas:
• Adaptação à mudança climática e redução de desastres;
• Água e montanhas;
• Investimentos em zonas montanhosas: indústrias extrativas, turismo, infraestrutura, energia limpa e mudança no uso do solo;
• Segurança alimentar, soberania alimentar e gênero;
• Serviços ecossistêmicos e biodiversidade.
Para atender a este oportuno e importante convite, pretendemos propor atividade denominada: “Ecossistemas de Montanha, iniciativas e políticas para sua conservação e o papel das Unidades de Conservação”, a mesma que se encontra inscrita junto à organização da Rio+20 no âmbito do Itamarati, em parceria com o Mosaico Mantiqueira, mas que ainda não confirmou disponibilidade de espaço.
A iniciativa proposta se fundamenta no capítulo XIII da Agenda 21, dedicado aos ecossistemas frágeis e nos encaminhamentos do Seminário de Mobilização para os Ecossistemas de Montanha, realizado em 2002 no Parque Nacional do Itatiaia e que teve por objetivo principal fomentar a elaboração de uma política nacional para os ecossistemas de montanha. O esforço foi potencializado por muitos outros eventos, em especial o workshop coordenado pelo Centro Nacional de Conservação da Flora - CNCFlora, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em 2009, que contou com a participação de pesquisadores de diversas instituições do país, resultando na proposta do Programa Nacional de Pesquisa e Conservação de Ecossistemas de Montanha – PNPCEM, aprovada pelo Conabio em 2 de março de 2011. Bem mais recentemente, o Segundo Encontro de Parques de Montanha http://www.semanademontanhismo.com.br/ e outras atividades relacionadas, realizadas no Rio de Janeiro no final de abril, fortaleceram ainda mais a importância das montanhas.
Agora, com a perspectiva concreta de local para o evento, iniciaremos o detalhamento e estruturação da atividade, que será também um momento de integração dos mosaicos de unidades de conservação de montanhas, além de proporcionar articulação com organizações internacionais dedicadas à proteção desses ambientais.
Portanto, reforçamos o convite às entidades parceiras no sentido de enviarem sugestões de aprimoramento da nossa proposta de atividade a se realizar no Pavilhão de Montanhas da Rio+20. Todas as contribuições são bem vindas!
Saudações,
Luis Felipe Cesar
Crescente Fértil
Nenhum comentário:
Postar um comentário