terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Cruzeiro já pode realizar Licenciamento Ambiental de Baixo Impacto

 

Cruzeiro já pode realizar Licenciamento Ambiental de Baixo Impacto

22/02/2021 às 12h54


 

Serviço antes prestado apenas pela CETESB, agora poderá ser feito pela municipalidade auxiliando na desburocratização fiscalização

 

Os Licenciamentos Ambientais de Baixo Impacto, necessários para realização de diversas obras na cidade, agora já podem ser feitos pela Prefeitura de Cruzeiro. A habilitação da cidade, só foi possível depois do empenho do Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

De acordo com a secretária municipal de meio ambiente, Olívia Costa, Cruzeiro começou a se preparar para prestar o serviço em setembro de 2019, mas com a Pandemia, somente agora foi possível organizar os trâmites necessários para assumir a responsabilidade.

O licenciamento até então, era feito apenas pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), mesmo podendo ser prestado pela municipalidade, continuará seguindo todas as normas da Companhia Estadual, a fiscalização do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), que acompanhará todos os processos.

Com a municipalização parcial do licenciamento será possível uma abordagem singular, de acordo com a realidade municipal, que ao mesmo tempo que desburocratiza fortalece a proteção ambiental a fiscalização, promovendo gestão mais eficiente.

“Traz mais agilidade um maior domínio de território com relação às especificidades, levando em conta que os técnicos locais tem um maior conhecimento das características municipais”, disse a secretária.  

Cruzeiro possui um território privilegiado ambientalmente equilibrado, com 02 Unidades de Conservação Federais, 01 Estadual, 04 Municipais 02 Particulares. Cuidar para que o equilíbrio se mantenha garantir a sustentabilidade das ações é dever de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário