Guaratinguetá lança atlas ambiental para rede educacional
Empenhado em ações educacionais e de sustentabilidade, o Programa de Educação e Adequação Ambiental Mata Viva, iniciativa de uma das maiores multinacionais do país, a Basf, e implementada pela Fundação Espaço Eco, entregou o projeto educacional Atlas Ambiental Mata Viva de Guaratinguetá a professores e alunos das redes municipal e estadual.
Além do atlas, os educadores e alunos passaram por uma capacitação para atuarem como multiplicadores da sustentabilidade. O projeto beneficiará cerca de seis mil estudantes, de 31 escolas e capacitará 44 professores municipais e estaduais.
O diretor industrial do Complexo Químico da Basf, Patrick Silva, ressaltou a intenção inicial do projeto. “Uma semente plantada há trinta anos, que frutificou, cresceu e impactou positivamente em 75 cidades do território brasileiro. O surgimento do programa se deu em função da primeira vertente do programa Mata Viva, que tinha como objetivo adequar ambientalmente um trecho da mata ciliar do Rio Paraíba do Sul”.
O Atlas Ambiental já existe em outras seis cidades brasileiras: Bebedouro (SP), Campo Mourão (PR), Castro (PR), Guaíra (SP), Guarapuava (PR) e Palotina (PR).
O diretor-presidente da Fundação Espaço Eco, Roberto Araújo, ressaltou a importância do Mata Viva. “Tem fornecido uma contribuição significativa para que o Brasil possa ter uma agricultura sustentável, ao capacitar comunidades rurais, agricultores, a serem multiplicadores de ações de responsabilidade socioambiental. As ações da área de educação para sustentabilidade são baseadas no princípio de que conhecimento é o único recurso que cresce quando é compartilhado”.
Para a secretária de Educação, Neusa Bedaque, a Basf faz um trabalho que deveria ser de todos na cidade. “A gente tem que estar preocupado com a questão financeira, com a questão econômica. Mas o econômico sem a vida, não vale nada. Então a Basf teve a felicidade de conseguir conciliar sucesso financeiro, mas, acima de tudo, sucesso da vida”.
Os professores continuarão a passar pela capacitação até o final de 2014. Durante as ações, eles são orientados e tem momentos de reflexões e discussões.
Fonte: Meon
Nenhum comentário:
Postar um comentário