quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

VAZAMENTO DE RESIDUOS EM ATERRO ATINGE CORREGO.

Vazamento de resíduo em aterro atinge córrego em Tremembé

Resicontrol, que recebe lixo de 17 municípios, foi multada em R$ 184 mil; empresa diz que já iniciou a retirada dos resíduos
Taubaté - Atualizada às 17h52

Um talude do aterro de lixo doméstico da empresa Resicontrol, em Tremembé, se rompeu causando o vazamento de resíduos, que atingiram um córrego e uma área vizinha ao aterro. O acidente aconteceu na última quarta-feira.
O volume de substância que vazou não foi estimado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). A estatal aplicou uma multa de  R$ 184.400 e  determinou a  limpeza das áreas afetadas e exigiu da empresa um relatório sobre as causas e os impactos ambientais causados pelo acidente.  A Resicontrol deverá ainda adotar medidas corretivas e preventivas para eliminar riscos de novas ocorrências.
O talude se rompeu na quarta-feira e o acidente foi comunicado à Cetesb por um morador da região por volta das 10h da última quinta-feira. Técnicos da Agência Ambiental de Taubaté, da Cetesb, constataram que, após três dias de chuvas intensas, o sistema de drenagem superficial do aterro não suportou o volume de água, formando um fluxo que atingiu um dos talude.

O acidente.
Segundo os técnicos, os índices de precipitação pluviométrica nos três dias anteriores ao acidente foi de, respectivamente, 89 mm, 59 mm e 40 mm, muito superior aos índices mensais históricos de dezembro e janeiro de, respectivamente, 198 mm e 398 mm. As águas provocaram a ruptura  da cobertura de argila do talude, abrindo um rombo estimado em 7 m de largura com 1 m de profundidade e 3 m de altura, provocando o carreamento de parte do lixo compactado. A ocorrência não foi comunicada pela empresa à Cetesb.
O aterro.
A área da Resicontrol, localizada na Estrada Municipal Luís Macedo Barroso,  no Bairro Mato Dentro, constitui o maior complexo de aterros na região, recebendo lixo doméstico de 17 municípios, num total diário de cerca de 1.400 toneladas, além de resíduos industriais de Classe I e II, que incluem materiais perigosos, inertes e não-inertes. O acidente não deverá afetar os trabalhos de recebimento, disposição e compactação do lixo, pois a frente de trabalho em atividade localiza-se a cerca de 150 m da ponta do talude que sofreu a erosão e carreamento.

A Resicontrol informou que já adotou as ações necessárias para.
 retirada dos resíduos e as medidas preventivas para evitar novos acidentes.
Veja a íntegra da nota emitida pela empresa:
"A Resicontrol diante do incidente ocorrido no dia 07 de fevereiro no Centro de Gerenciamento de Resíduos (CGR) de Tremembé, em decorrência do volume expressivo de chuva nos últimos dias, informa que:
• Está realizando algumas ações imediatas que foram acordadas com a Vigilância Sanitária e a Cetesb.
• Entre as ações destacamos a retirada manual dos resíduos na área atingida, a instalação de tela provisória para retenção de sólidos e o desassoreamento do córrego, com o intuito de remover a terra carregada pelas chuvas intensas para o leito.
Além das ações imediatas, a Resicontrol prevê também a execução de outras duas medidas preventivas:

• Instalação de escada hidráulica e, assim, permitir a descida da água da chuva já que o relevo da região é íngreme.
• Instalação próximo à divisa do empreendimento de caixa de sedimentação e grade definitiva, com objetivo de impedir que haja algum arraste de resíduos em caso de grande volume de chuva. A Resicontrol destaca que os CGRs da companhia são centrais de tratamento e disposição final de resíduos dotados de modernos sistemas de controle e reitera o seu compromisso com o meio ambiente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário