segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

IPA ajuda na avaliação do estresse hídrico em região populosa do estado de SP

 

IPA ajuda na avaliação do estresse hídrico em região populosa do estado de SP

10/01/2022 - Categoria: Informes

Estudos publicados na mais recente edição da revista Derbyana, periódico científico do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), subsidiam a proteção das águas subterrâneas em uma das regiões mais urbanizadas do estado de São Paulo.

As bacias hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) abrangem 71 municípios paulistas e cinco do estado de Minas Gerais, somando neste território uma população de cerca de 6 milhões de pessoas. O maior impacto sobre as reservas hídricas dos aquíferos é provocado pela quantidade de água extraída (vazão) pelo bombeamento de poços. A demanda pela explotação (retirada) de água subterrânea aumenta conforme o crescimento da população e da urbanização. Áreas com concentração de poços, que extraem grandes volumes de água, são potencialmente impactantes para os aquíferos. O estresse hídrico subterrâneo é um balanço entre o consumo e a disponibilidade hídrica, sendo sua análise crucial para a gestão dos recursos hídricos em nível federal, estadual e municipal. Neste contexto, dois artigos científicos publicados na Derbyana abordam esse tema para a garantia do abastecimento público e industrial da região.

Na pesquisa “Avaliação do estresse hídrico subterrâneo das bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ)”, revela que há um déficit no entorno e regiões das cidades de Americana, Campinas, Capivari e Jundiaí, assim como uma redução das disponibilidades ao longo do eixo das rodovias Anhanguera e Bandeirantes, onde se situam municípios com elevado nível de atividade industrial. O panorama apresentado neste trabalho demonstra áreas que necessitam de maior atenção e esforços para definição de diretrizes de utilização e proteção dos recursos hídricos subterrâneos.

O artigo “Diagnóstico do uso da água subterrânea como subsídio à gestão municipal de recursos hídricos” apresenta uma análise da disponibilidade hídrica subterrânea em escala municipal. Utilizando os dados do município de Sumaré, foi demonstrada a relevância dos mananciais subterrâneos na produção de água municipal, com destaque para finalidades de uso industrial e sanitário (serviços e comércio).

Os artigos publicados são de autoria de pesquisadores de diferentes instituições públicas parceiras, como o IPA, o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e o Serviço Geológico do Brasil, além de profissionais vinculados ao setor privado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário