Divulgação/PRF
Carga de 400 kg de palmito foi retirada ilegalmente de área de preservação ambiental
Na manhã desta quarta-feira (7), em Itatiaia, na região sul fluminense, policiais rodoviários federais apreenderam mais de 400 Kg de palmito Jussara, in natura, extraídos ilegalmente do Parque Nacional de Itatiaia.
O Parque Nacional de Itatiaia foi a primeira área do país a oficialmente se constituir em Unidade de Conservação no dia 14 de junho de 1937, portanto, área de preservação ambiental cuja atividade exploratória, de qualquer natureza, é proibida.
O veículo, com placas de São José dos Campos e que seguia sentido São Paulo e estava com a suspensão arriada, foi parado no Km 317 da BR 116 (rodovia Dutra), durante uma fiscalização de rotina.
Na revista, os policiais descobriram mais a carga de palmito que era transportado por todo carro, que tinha apenas o banco do motorista, pois os demais haviam sido retirados.
O motorista, de 25 anos, contou aos agentes que o produto era proveniente do Parque Nacional mas se negou a dizer não quanto receberia pela mercadoria.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, esse tipo de extração é ilegal e constitui crime contra o meio ambiente por ser proveniente de área de preservação ambiental permanente.
A mercadoria e o homem foram encaminhados para o registro da ocorrência na Delegacia de Itatiaia (99ª DP). Ele foi autuado em flagrante e responderá por crime contra a flora previsto na Lei 9.605/98.
Nenhum comentário:
Postar um comentário