quinta-feira, 10 de junho de 2021

ANA estabelece Grupo Técnico de Assessoramento da Situação na Região Hidrográfica do Paraná

 

ANA estabelece Grupo Técnico de Assessoramento da Situação na Região Hidrográfica do Paraná  

Publicado em 07/06/2021 12h55 Atualizado em 07/06/2021 16h41
Rio Paraná (MS/SP)

Rio Paraná (MS/SP) - Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA

Nesta segunda-feira, 7 de junho, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) publicou a Portaria nº 377/2021 no Diário Oficial da União, que estabelece o Grupo Técnico de Assessoramento da Situação da Região Hidrográfica do Paraná (GTA-RH Paraná). Essa instância terá caráter de assessoramento e consulta às ações de gestão dos recursos hídricos adotadas pelos entes responsáveis, conforme suas competências legais, de acordo com a Resolução ANA nº 77/2021, que publicou a Declaração de Situação Crítica de Escassez Quantitativa dos Recursos Hídricos na Região Hidrográfica do Paraná entre 1º de junho e 30 de novembro deste ano.

Segundo a Portaria nº 377/2021, além da ANA farão parte do GTA-RH Paraná: o Instituto Água e Terra do Estado do Paraná (IAT/PR); a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo (SIMA/SP) ou Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE/SP); a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD/MG) ou Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM/MG); o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL/MS); e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD/GO). Outras entidades e partes interessadas poderão ser convidadas a participar do Grupo.

Sob coordenação do diretor da ANA Oscar Cordeiro Netto, o GTA-RH Paraná acompanhará a situação hidrometeorológica da Região Hidrográfica do Paraná (RH Paraná) e apoiará na identificação de impactos potenciais ou já existentes sobre os usos da água dessa região enquanto a Resolução ANA nº 77/2021 estiver vigente.

Nesse sentido, o Grupo Técnico de Assessoramento também discutirá e fará propostas de medidas transitórias de prevenção e mitigação dos impactos sobre os usos da água da Região Hidrográfica do Paraná, inclusive condições temporárias para a operação de reservatórios. Tais medidas serão acompanhadas pelo GTA, que também auxiliará na promoção da publicidade das ações decorrentes da Resolução ANA nº 77/2021 e normativos subsequentes.

Declaração de Situação Crítica de Escassez Quantitativa

Na edição extra do Diário Oficial da União de 1º de junho, a ANA publicou a Declaração de Situação Crítica de Escassez Quantitativa de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Paraná, até 30 de novembro, para assegurar os usos múltiplos da água nesse período. Além disso, a inédita Declaração foi publicada pela ANA com o objetivo de reconhecer a situação crítica de escassez quantitativa de recursos hídricos e subsidiar a adoção de medidas temporárias para assegurar os usos múltiplos da água com foco na segurança hídrica.

Após a análise de cada situação, poderão ser adotadas medidas, como regras de operação temporárias para os reservatórios para a preservação dos seus volumes. Num primeiro momento, a necessidade de restrições para usos consuntivos (que consomem água), como a irrigação e o abastecimento humano, não é vislumbrada. A Declaração foi publicada pela ANA em caráter preventivo para mitigar possíveis riscos aos usos consuntivos de água, decorrentes do cenário desfavorável de chuvas, até o fim do período seco deste ano.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103

Nenhum comentário:

Postar um comentário