sábado, 30 de novembro de 2019

Integração na construção do Plano de Bacia: iniciando o trabalho conjunto

Integração na construção do Plano de Bacia: iniciando o trabalho conjunto.

Após a realização do seminário de lançamento da Fase 2 do Plano de Bacia do Paraíba do Sul, que reuniu representantes do CEIVAP, dos Comitês de Bacias Afluentes e dos órgãos gestores e a AGEVAP, foi acordado entre os atores mencionados que a AGEVAP, enquanto braço técnico de tais colegiados, fará apresentações durante as reuniões agendadas para os meses de novembro e dezembro dos Comitês afluentes mineiros e fluminenses. Inicia-se assim, na prática, a integração trazida na proposta de reformulação das fases 2 e 3 do plano de bacia.

O intuito dessas apresentações é levar ao conhecimento de todos os membros dos CBHs afluentes a nova proposta de execução dos Planos (federal e estaduais) e incentivar a gestão participativa no processo de desenvolvimento dos Planos de Bacia em cada região hidrográfica, além de também, reforçar a transparência do processo.

Após essas reuniões, há a previsão de realização de oficinas de alinhamento entre os Comitês Fluminenses, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, e entre os Comitês Mineiros, na cidade de Juiz de Fora/MG, em data a ser definida entre o CEIVAP e os afluentes.

Buscando a ampla divulgação, integração e transparência das atividades que serão desenvolvidas no âmbito do plano de bacia, segue abaixo calendário das reuniões que contemplarão apresentações sobre o novo arranjo do Plano de Bacia do Paraíba do Sul:


Comitê
Data
Local
Comitê Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana
26/nov
Campos dos Goytacazes/RJ
Comitê Rio Dois Rios
26/nov
Nova Friburgo/RJ
Comitê Pomba Muriaé
28/nov
Juiz de Fora /MG
Comitê Piabanha
03/dez
Petrópolis/RJ
Comitê Médio Paraíba do Sul
04/dez
Volta Redonda/RJ
Comitê Preto Paraibuna
12/dez
Juiz de Fora /MG

A integração com o Comitê Paraíba do Sul (CBH PS) será pensada em separado entre as diretorias dos respectivos comitês, uma vez que esse plano está sendo contratado em separado pelo estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário