Botucatu recebe o primeiro Poupatempo Ambiental do Estado
A secretária Patrícia Iglecias, inaugurou oficialmente na quinta-feira, 9 de junho, o primeiro Poupatempo Ambiental do Estado, que reúne em um só espaço diversas unidades do Sistema Ambiental Paulista, a saber: Agência Ambiental da Cetesb, as regionais da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN), da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA), da Fundação Florestal e o posto da Polícia Ambiental, além da sede da Guarda Civil Ambiental municipal. No local, também funcionará uma praça digital, com acesso gratuito à internet por wi-fi.
Todos os serviços ambientais, de fiscalização, fauna, solicitação de licenciamento, autorizações, orientação para o preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e suporte para a regularização do imóvel rural estarão disponíveis à população. Os serviços do Poupatempo Ambiental são gratuitos e destinados a toda a região de Botucatu.
O prédio, que conta com 607,60 m² de área construída, recebeu investimentos do Governo do Estado, de R$ 1,2 milhões, e da prefeitura de Botucatu, de R$ 442 mil e é uma construção de baixo impacto ambiental, com cisterna para água da chuva, luzes de led e postes externos com células fotovoltaicas.
O prefeito João Cury Neto ressaltou a importância do comprometimento a longo prazo com o meio ambiente. “Botucatu é bicampeã do Município VerdeAzul, vencemos em 2012 e 2014. E sempre estamos entre as 10 primeiras colocadas. Esse trabalho constante culmina hoje na concretização de um sonho, podemos entregar esse poupatempo que vai facilitar muito a vida da população da região.”
A secretaria Patrícia Iglecias encerrou a cerimônia afirmando que: “É dever do Poder Público garantir a oferta de serviços aos cidadãos com rapidez, eficiência e qualidade. Este não é um mero espaço físico que estamos inaugurando aqui hoje. É, acima de tudo, uma mostra do nosso compromisso com a eficiência da gestão pública.”
Estiveram presentes na cerimônia, Fernando Cury, deputado estadual, Otávio Okano, presidente da Cetesb, Paulo Almeida, diretor executivo da Fundação Florestal, Sérgio Marçon, coordenador de fiscalização ambiental, Danilo Amorim, coordenador de biodiversidade e recursos naturais; além de autoridades locais e corpo técnico da Cetesb, CBRN, CFA e policiais ambientais.
Poupatempo Ambiental
Rua Lourenço Carmelo, 180 – Jardim Paraíso – Botucatu
Tel.: (14) 3882-1290
Rua Lourenço Carmelo, 180 – Jardim Paraíso – Botucatu
Tel.: (14) 3882-1290