terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

PROJETO TURISMO LEGAL EM AIRUOCA MG

Projeto “Turismo Legal”, em Aiuruoca

Foram implantadas 80 placas em toda a zona rural do município
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turismo (Sedesa) concluiu a primeira etapa de sinalização da zona rural de Aiuruoca. Esta é uma das ações promovidas pela Prefeitura de Aiuruoca e Conselho Municipal de Turismo para fortalecer o turismo rural no município. Foram implantadas 80 placas em toda zona rural do município, indicando localidades, povoados, o Parque Estadual da Serra do Papagaio e alguns atrativos que já são bastante conhecidos e recebem maior visitação, tudo isso discutido em reuniões do Comtur e Associações.
Para fazer a instalação das Placas contamos com o apoio da Gerente do PESP, Clarice Silva, que cedeu um veículo e também disponibilizou o Guarda Parque Pedro Guatimosim pra ajudar nos serviços, a Secretaria de Obras disponibilizou dois funcionários e a Sedesa enviou o Chefe da Divisão de Turismo e Meio Ambiente, o Sr. Marlon M. Arantes para acompanhar as instalações.
Sinalizar as estradas rurais faz parte do projeto “Turismo Legal” que visa organizar as comunidades e capacitar famílias que queiram receber em suas casas e sítios os visitantes, ofertando um café da roça, um almoço mineiro ou simplesmente uma boa prosa.
Essa etapa de sinalização vai dar aos moradores e visitantes mais segurança, agilidade e tranquilidade para andar pelas estradas rurais. Também vai ser um instrumento para padronizar as placas, deixando nosso município mais limpo da poluição visual. Para os donos de pousadas, restaurantes e estabelecimento comerciais da zona rural vai ser de suma importância para os clientes se localizarem, além de economizar com placas próprias de indicação.
As próximas etapas do Projeto Turismo Legal são: Regulamentar a padronização das Placas de Estabelecimentos Comerciais ou Privados; Implantar o Credenciamento dos Estabelecimentos Comerciais previstos na Lei de Turismo e conceder o Selo do Turismo Legal, para as empresas, associações, comércios, guias, taxistas que estejam em conformidade com a Lei 2.176/05. No site, Informativo Turístico, Redes Sociais e Eventos da Prefeitura serão divulgados somente os estabelecimentos devidamente credenciados, seguindo o princípio da Qualidade, Formalidade e Sustentabilidade. Com isso, o visitante, ao ver o Selo Turismo Legal saberá que está contratando ou utilizando um serviço que segue os padrões mínimos necessários previstos em Lei.
“A secretaria trata o turismo como um instrumento de desenvolvimento além das relações econômicas. O turismo é hoje o setor da economia mais propício a oferecer resultados de cunho sócio-econômico a curto prazo com baixo investimento e é um dos principais propulsores de economias de base local. É um processo de melhorias na qualidade de vida das pessoas. Com esta atitude buscamos principalmente a promoção do bem-estar e fortalecimento da auto-estima local”, conclui a secretária da Sedesa, Valquíria Paula da Silva.
Prefeitura de Aiuruoca
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário