Um Encontro de Educadores Ambientais foi promovido pelo Comitê da bacia do rio Urussanga, por meio da coordenação de educação ambiental, no Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE) campus Cocal do Sul. O evento reuniu profissionais capacitados pelo Comitê Urussanga desde 2011 e marcou a criação da rede de educação ambiental “Educar para Cidadania e Participação Social na Água”.
O objetivo da Rede é compartilhar ações exitosas relacionadas à água, a fim de promover a cidadania e participação social, bem como contribuir na compreensão da realidade socioambiental relacionada à gestão de recursos hídricos na bacia do rio Urussanga e bacias adjacentes.
No primeiro momento do Encontro, os profissionais participaram de um diálogo sobre os princípios que embasam a Rede: o conhecimento da realidade socioambiental dos territórios das bacias hidrográficas, a educação ambiental e a comunicação das informações geradas para a comunidade em geral.
Segundo a coordenadora de educação ambiental do Comitê da Bacia do Rio Urussanga e professora do Unibave, Rose Maria Adami, estas questões são prioritárias para o avanço da gestão de recursos hídricos nas bacias hidrográficas. "O intuito é que a sociedade e os gestores públicos incorporem o conhecimento transmitido e desenvolvam boas práticas, pois educar para a água é levar as pessoas a compreendê-la como um recurso natural de suma importância para as atividades econômicas e sociais. Sem ela não há desenvolvimento socioeconômico”, frisa.
No período da tarde, os participantes construíram a base conceitual da rede “Educar para Cidadania e Participação Social na Água”, definindo os membros fundadores e associados, objetivos, missão, princípios, estrutura da governança, ou seja, quais as instituições e membros que irão coordenar a Rede, e as ações prioritárias. Além disso, os profissionais traçaram um plano composto por 6 ações a serem implantadas nas instituições parceiras no primeiro semestre de 2017. A equipe utilizou como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) elaborados pelas Nações Unidas (ONU), formado também por 169 metas a serem atingidas até 2030.
Uma reunião no início do primeiro semestre de 2017 envolvendo os membros fundadores da rede “Educar para Cidadania e Participação Social na Água” irá definir os encaminhamentos para implantação das ações propostas nas instituições parceiras.
Para mais informações: www.aguas.sc.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário