Podem participar da seleção instituições de ensino credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), ou órgão estadual equivalente, para oferta de cursos superiores com Índice Geral de Cursos (IGC-MEC) maior ou igual a 4 na data de adesão a esta chamada pública. No processo seletivo serão priorizadas instituições em estados onde não existam polos do ProfÁgua.
Atualmente as seguintes universidades têm 114 mestrandos no curso: UNESP, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Os representantes das instituições interessadas em participar da seleção deverão encaminhar formulário eletrônico contendo documento de aprovação institucional do curso, indicação do coordenador acadêmico, do corpo docente, número de vagas, localização e infraestrutura disponível para realização das atividades do curso. Todos os aspectos serão considerados e cada instituição deverá oferecer pelo menos 12 vagas anuais para o mestrado.
ProfÁgua
O ProfÁgua é voltado para profissionais que atuam na gestão e regulação dos recursos hídricos e os trabalhos de conclusão do curso deverão ter um caráter de conhecimento aplicado, podendo ser no formato de manuais operativos, relatórios técnicos, aplicativos, patentes, artigos, sistemas ou mesmo dissertações. Com esta iniciativa, a ANA busca contribuir para a melhoria da gestão e regulação das águas do País.
Dia Mundial da Água
Celebrado desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92), no Rio de Janeiro. Desde então, as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos. Em 2017, o tema é Águas Residuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário